Mídia

JORNAL do COMÉRCIO – 8/7/2016

28407 - Copia28407Telas de Thays Renk compõem mostra “Belle Époque”

23/05 por Milene Bordini

No final do século XIX e início do século XX, a Europa viveu uma época de progresso intelectual, artístico e tecnológico. Fascinada pelos tempos em que surgiram inovações como o telefone e o cinema, a artista plástica Thays Renk retratou o espírito de otimismo do período na mostra “Belle Époque”. Em exibição de 28 de maio a 08 de junho no Espaço Novos Talentos da Assembleia Legislativa, a exposição reúne mais de dez obras em óleo sobre tela. A mostra pode ser apreciada gratuitamente de segunda a sexta, das 8h30min às 18h30min, no acesso da entrada principal do Palácio Farroupilha (Praça Marechal Deodoro, 101).

Com inspiração no Impressionismo, um dos movimentos artísticos da Belle Époque, Thays retrata desde a elegância da média burguesia em ruas e avenidas parisienses até locais de efervescência cultural como cafés, cinemas e teatros. Marcada por profundas transformações que se traduziram em novos modos de pensar e viver, a Belle Époque é até hoje relembrada como uma época de florescimento total do belo, de avanços e de paz entre o território francês e os países europeus mais próximos.

Thays Renk iniciou sua formação artística na Universidade Federal de Santa Maria, onde fez várias exposições individuais e coletivas. Integrante da Associação Gaúcha de Pintura Artística (Agapa), da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM) e da Academia Latino-Americana de Arte (ALA), tem exposições realizadas na Capital, no interior do Rio Grande do Sul e em outros estados. A técnica mais utilizada em suas obras é a óleo sobre tela e o estilo predominante é o Acadêmico Clássico, com algumas incursões em estilos como o expressionismo, surrealismo e o abstrato. Entre os muitos trabalhos realizados, já foram abordados temas como flores, casarios, paisagens, natureza morta, formas, texturas, transparências, reflexos e até um estudo da beleza simples e atraente da arte em Roma do Século XII ao XVII

     Belle époque: Mostra de telas de Thays Renk. Na entrada do Palácio Farroupilha (Pç. Mal. Deodoro, 101), de segunda a sexta, das 8h30min às 18h30min, até 8 de junho. Entrada franca
Capa do catálogo 2011- Arte Sem Fronteiras

Abaixo estão notícias sobre o meu trabalho que foram publicadas em veículos de comunicação.  Caso queira ler, clique para ampliar. 2009 -Porto Alegre

2008 -Porto Alegre

Câmara Municipal de Porto Alegre Câmara Municipal de Porto Alegre

Câmara Municipal de Porto Alegre
Camarapoa / Imprensa / Notícias

//

15/12/2006
// //

Foto: Divulgação/CMPA
Artista retrata paisagens gaúchas

//

Foto: Divulgação/CMPA
Cenas de Paris aparecem nas telas

Artes plásticas

Exposição reúne pinturas de Thays Brenol Renk

Pinturas em óleo sobre tela de Thays Brenol Renk estão expostas até 15 de dezembro no saguão do Salão Adel Carvalho da Câmara Municipal de Porto Alegre. A artista mostra trabalhos no estilo acadêmico clássico, com incursões pelo abstrato, retratando flores, casarios, figuras humanas, paisagens e naturezas-mortas.

Integrante da Associação Gaúcha de Pintura Artística (Agapa), da Associação dos Artistas Plásticos de Santa Maria (AAPSM) e da Academia Latino-Americana de Arte (ALA), Thays tem exposições realizadas na Capital, no Interior e centro do país. Em 2006, conquistou o 4º lugar na Jornada de Pintura do Colégio Militar e participou da 1ª Mostra da Casa da Fazenda do Morumbi, em São Paulo (SP). Em 2005, ficou em 1º lugar na XIII Mostra Anual da AAPSM, expôs em São Paulo e Rio de Janeiro.

A exposição, que tem apoio do gabinete da vereadora Mônica Leal (PP), pode ser visitada de segundas a quintas-feiras, das 9 às 18 horas, e às sextas-feiras, das 9 às 16 horas (até 15 horas no último dia). Informações na Assessoria de Relações Institucionais da Câmara (Avenida Loureiro da Silva, 255), telefone (51) 3220-4392.

Claudete Barcellos (reg. prof. 6481)

2006 -Porto Alegre2005 -Santa Maria

2004 – Santa Maria

2003 -Santa Maria

2 responses to “Mídia

  1. Parabéns Thays!! A Rosinha e Cézar tinham razão vc é muito bela e sua pintura expressa a mais pura arte…. cores e traços fortes,… gostei muito! Um beijo e parabéns novamente!!! espero te conhecer pessoalmente um dia!

  2. Cristina Camboim Buglione

    Linda a matéria, você e a Maria Julieta ( sua mãe). maravilhosas!!!!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s